COLUNA NA PONTA DA AGULHA #023
NA PONTA DA AGULHA
APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO
JORGE LZ
NA PONTA DA AGULHA - SEGUNDA-FEIRA, ÀS 20H, UM DISCO É DESTACADO E SEUS DETALHES REVELADOS.
NA PONTA DA AGULHA 10 POLEGADAS - SEXTA-FEIRA, ÀS 16H, NOVIDADES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
OUÇA EM: www.radiograviola.com
NO AR
NA PONTA DA AGULHA #314
ATRÁS DO PORTO TEM UMA CIDADE - RITA LEE & TUTTI FRUTTI
Nesta edição, Jorge Lz apresentou "Atrás do porto tem uma cidade”, de Rita Lee & Tutti Frutti.
Ainda que Rita Lee tivesse restrições ao disco pela inexperiência da Tutti Frutti no estúdio e pelo desrespeito da gravadora, que cortou instrumentações e algumas participações da Lucinha Turnbull, além de acrescentar arranjos, à sua revelia, o álbum tem seu valor pelas boas composições e serviu de ponto de partida para algumas ideias musicais que ela viria a aperfeiçoar em seus trabalhos futuros.
“Atrás do porto tem uma cidade”, que completa 50 anos, deixou claro que Rita Lee era uma artista que poderia caminhar além d’Os Mutantes. Inclusive por isso, o álbum ocupa um lugar importante na música popular brasileira.
FICHA TÉCNICA
Produção: Mazola
Arranjo de orquestra: Ely Arco Verde
Gravadora: PolyGram
Capa: Antonio Peticov Jr. e Claudio Moszko
MUSICISTAS
Rita Lee: voz, piano, órgão, mellotron, moog, clavinet e palmas
Lucinha Turnbull: guitarras, violão de 12 cordas, vocais e palmas
Luiz Sérgio Carlini: guitarras, guitarra havaiana e palmas
Lee Marcucci: baixo e palmas
Mamão: bateria
Paulinho Braga: bateria
Juarez: sax
Mazola: pandeiro e palmas
Andy, Oswaldo e Tobi: palmas
NA PONTA DA AGULHA 10 POLEGADAS
ARÍCIA MESS
NA PONTA DA AGULHA 10 POLEGADAS #235
Nesta edição, Jorge Lz destacou Vazio obsceno, álbum de estreia de MADRE e apresentou os seguintes bons sons:
MADRE - De um jeito ou de outro
MADRE - Transe
MADRE - Azul imenso
Metanóia - Suor
D’água Negra - Corpo quente - part. Manacaos
Dani Vallejos - Disfarce diferente
Laura Finocchiaro - Nossa parceria - part. Jarbas Mariz
Christine Valença - John Riley
Babo Moreno - Baleias - part. Baque Luar
Iara Rennó - Iroko (Axé que vem do pé) - part. Juçara Marçal e Kiko Dinucci
Xauim - Ambivalente
Nina Saroldi - Saudade
PRÓXIMO DISCO NA PONTA DA AGULHA
ESPECIAL 50 ANOS DE
ATRÁS DO PORTO TEM UMA CIDADE - RITA LEE & TUTTI FRUTTI
PRATELEIRA
Todos os discos apresentados no NA PONTA DA AGULHA estão nas prateleiras... é só escolher uma delas, pegar o disco e ouvir... as edições anteriores do NA PONTA DA AGULHA 10 POLEGADAS e do COMPACTO também estão disponíveis...
NA PONTA DA AGULHA
NA PONTA DA AGULHA
10 POLEGADAS
COMPACTO
ENCARTE
NA PONTA DA AGULHA
BANDCAMP/MIXCLOUD
NA PONTA DA AGULHA
10 POLEGADAS
COMPACTO
FICHA TÉCNICA
Radialista; pesquisador musical; curador do Festival Levada; DJ; idealizador do Festival BRio, do Verão Musical no Castelinho e dos programas de rádio Radar e Geleia Moderna, na Rádio Roquette-Pinto e LapaLounge, na Rádio Centro FM.
A web Rádio Graviola é um projeto independente, de caráter colaborativo, criada em 2008 pela jornalista Valéria Becker, com o intuito de oferecer um espaço de divulgação da nova música independente brasileira e para a veiculação de conteúdos que não encontram voz nas rádios comerciais. Reconhecida como a melhor webradio do Brasil pelo Prêmio Profissionais da Música 2016 e 2017, promovido pela Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), a web Rádio Graviola é uma das pioneiras na web. Os programas especiais são elaborados por uma rede de jornalistas, escritores, músicos, DJ´s e pesquisadores de música. Tocamos MPB, Rock, música francesa, música latinoamericana, música independente e muitos programas são gravados diretamente dos discos de vinil.
Dzign.me é uma empresa de comunicação, e ideias para a inovação de marcas, serviços e produtos. A Dzign.me é responsável pela logomarca e pela identidade visual do NA PONTA DA AGULHA.
Kuruma'tá é conversa do mundo, das coisas. É pra falar de livros, leituras e leitores. Pra falar da música que nos encanta e carrega. É conversa à sombras das árvores, de beira de rio, cacimba. Kuruma'tá é falar das artes que assombram os olhos e perduram na memória. Reunião dos amigos em mesa de bar, na cozinha, nos quintais que restam.
A Rede AFETIVA de Culturas, um conjunto de iniciativas independentes, que tem como objetivo comum a divulgação, multiplicação e reverberação de ações criativas de todo tipo. Literatura, teatro, música, artes visuais, e o que mais se inventar!
O objetivo da rede é reunir esforços, pensar e realizar ideias em conjuntos, ampliar o espaço para as culturas e os afetos, agregar pessoas e instituições em torno do fazer e pensar cultural.
Coletivo de radialistas, jornalistas, comunicadores e podcasters que atuam em prol da música, cultura, questões sociais e políticas.